SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Evidências de Validade da Escala de Satisfação no TrabalhoO Zulliger e as Constelações do Rorschach no Sistema Compreensivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

NAKANO, Tatiana de Cássia  e  SIQUEIRA, Luciana Gurgel Guida. Validade de conteúdo da Gifted Rating Scale (versão escolar) para a população brasileira. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 123-140. ISSN 1677-0471.

O presente estudo buscou analisar as evidências de validade de conteúdo da versão brasileira da Gifted Rating Scales (GRS). Após tradução e adaptação dos itens, seis estudantes de pós-graduação atuaram como juízes, classificando os 72 itens que compõem o instrumento em seis subfatores (habilidade acadêmica, habilidade intelectual, criatividade, liderança, motivação e talento acadêmico). Os resultados demonstraram que a maior parte dos itens (n=54) foi classificada adequadamente pelos juízes, alcançando índices de concordância acima de 80%. Cinco itens apresentaram problemas mais graves e devem ser reformulados. As análises dos coeficientes Kappa permitiram concluir que parece ser mais fácil para os juízes identificarem os itens pertencentes à área de motivação, sendo a área da capacidade acadêmica mais difícil. De uma forma geral, os resultados apontaram a adequação da versão brasileira aos conteúdos do modelo que ela pretende avaliar. Estudos futuros serão conduzidos com a finalidade de verificar se os mesmos fatores são mantidos na amostra brasileira.

Palavras-chave : superdotação; avaliação psicológica; identificação de talentos; GRS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )