SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Content validity of the Gifted Rating Scale (school version) for the brazilian population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

FRANCO, Renata da Rocha Campos  and  VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de. O Zulliger e as Constelações do Rorschach no Sistema Compreensivo. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 141-152. ISSN 1677-0471.

Este trabalho atende a uma necessidade atual que é contribuir com o avanço das técnicas projetivas. Os estudos de validade são indispensáveis, pois tratam dos fundamentos que dão legitimidade às interpretações. No que diz respeito à validade do Zulliger, de acordo com o Sistema Compreensivo na saúde mental, os estudos ainda são escassos e por este motivo o objetivo deste artigo é verificar se as Constelações, conjuntos de variáveis que informam sobre possíveis distúrbios e disfunções psíquicas, utilizadas no método de Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo, se aplicam ao Zulliger. Participaram do estudo 141 pessoas, sendo 46 pacientes psiquiátricos e 95 não-pacientes. No grupo dos pacientes foi aplicado o Zulliger e a SCDI-I. Já no grupo dos não-pacientes foi aplicado somente o Zulliger. A comparação entre a média dos grupos foi realizada pela prova estatística t student e os resultados foram parcialmente positivos para as psicopatologias da esquizofrenia e depressão.

Keywords : técnicas projetivas; sistema compreensivo; estudo de validade; Zulliger; Constelações do Rorschach.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )