SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Validez de contenido de la Gifted Rating Scale (versión escolar) para la población brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

FRANCO, Renata da Rocha Campos  y  VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de. O Zulliger e as Constelações do Rorschach no Sistema Compreensivo. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 141-152. ISSN 1677-0471.

Este trabalho atende a uma necessidade atual que é contribuir com o avanço das técnicas projetivas. Os estudos de validade são indispensáveis, pois tratam dos fundamentos que dão legitimidade às interpretações. No que diz respeito à validade do Zulliger, de acordo com o Sistema Compreensivo na saúde mental, os estudos ainda são escassos e por este motivo o objetivo deste artigo é verificar se as Constelações, conjuntos de variáveis que informam sobre possíveis distúrbios e disfunções psíquicas, utilizadas no método de Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo, se aplicam ao Zulliger. Participaram do estudo 141 pessoas, sendo 46 pacientes psiquiátricos e 95 não-pacientes. No grupo dos pacientes foi aplicado o Zulliger e a SCDI-I. Já no grupo dos não-pacientes foi aplicado somente o Zulliger. A comparação entre a média dos grupos foi realizada pela prova estatística t student e os resultados foram parcialmente positivos para as psicopatologias da esquizofrenia e depressão.

Palabras clave : técnicas projetivas; sistema compreensivo; estudo de validade; Zulliger; Constelações do Rorschach.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )