SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Validade de conteúdo da Gifted Rating Scale (versão escolar) para a população brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FRANCO, Renata da Rocha Campos  e  VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de. O Zulliger e as Constelações do Rorschach no Sistema Compreensivo. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 141-152. ISSN 1677-0471.

Este trabalho atende a uma necessidade atual que é contribuir com o avanço das técnicas projetivas. Os estudos de validade são indispensáveis, pois tratam dos fundamentos que dão legitimidade às interpretações. No que diz respeito à validade do Zulliger, de acordo com o Sistema Compreensivo na saúde mental, os estudos ainda são escassos e por este motivo o objetivo deste artigo é verificar se as Constelações, conjuntos de variáveis que informam sobre possíveis distúrbios e disfunções psíquicas, utilizadas no método de Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo, se aplicam ao Zulliger. Participaram do estudo 141 pessoas, sendo 46 pacientes psiquiátricos e 95 não-pacientes. No grupo dos pacientes foi aplicado o Zulliger e a SCDI-I. Já no grupo dos não-pacientes foi aplicado somente o Zulliger. A comparação entre a média dos grupos foi realizada pela prova estatística t student e os resultados foram parcialmente positivos para as psicopatologias da esquizofrenia e depressão.

Palavras-chave : técnicas projetivas; sistema compreensivo; estudo de validade; Zulliger; Constelações do Rorschach.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )