SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Questionário de estilos de defesa: avaliação psicométrica e redefinição conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CUPANI, Marcos et al. Análise fatorial confirmatória do neo-ffi utilizando parcelização de itens e método bootstrap. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 159-168. ISSN 1677-0471.

A teoria dos cinco grandes fatores (FFM) constitui atualmente um dos modelos teóricos de maior aceitação no estudo da personalidade. Na Argentina, se usa a versão espanhola de um instrumento que permite medir os 5 grandes fatores, o NEOPIR e sua versão abreviada, o NEO-FFI. O presente trabalho se propôs a realizar uma análise fatorial confirmatória em uma amostra de 396 estudantes universitários argentinos para avaliar a estrutura fatorial do NEO-FFI. A análise foi complementada com métodos de parcelização de itens e com bootstrap. Observou-se que o modelo construído com parcelas estatísticas e que contempla os fatores como oblíquos, embora tenha apresentado os melhores índices de ajuste em comparação ao resto dos modelos avaliados, não foram ótimas. Finalmente, são sugeridos estudos adicionais para melhorar o funcionamento de alguns itens, especialmente os do fator Amabilidade.

Palavras-chave : NEO-FFI; análise fatorial confirmatória; parcelização de itens; Bootstrap.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )