SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Eficácia coletiva de professores: análise de escalas internacionais de avaliaçãoAdaptação do Eysenck Personality Questionnaire Júnior para pré-escolares: versão heterorrelato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

AMBIEL, Rodolfo A. M; NORONHA, Ana Paula Porto  e  NUNES, Maiana Farias Oliveira. Interesses profissionais e personalidade: um aporte para a integração dos construtos. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 191-201. ISSN 1677-0471.

Este artigo objetivou estudar as relações entre interesses profissionais, medidos pela Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e os traços de personalidade, medidos pela Bateria Fatorial de Personalidade. Participaram 298 estudantes das três séries do ensino médio, sendo 56,7% mulheres, com idade média de 16,16 anos. Verificou-se, de modo geral, que as associações entre interesses e personalidade foram baixas e, em muitos casos, não significativas. Neuroticismo foi o fator menos relacionado às áreas de interesse. Os fatores Extroversão e Abertura permitiram interpretações mais amplas, uma vez que se correlacionaram significativamente com muitas dimensões da EAP. Por fim, os fatores Socialização e Realização relacionaram-se significativamente com áreas de interesse mais específicas. Os dados são discutidos quanto às possíveis interpretações geradas pela análise conjunta desses construtos, especialmente considerando as aplicações para psicólogos que atuam em Orientação Profissional com jovens.

Palavras-chave : interesses profissionais; traços de personalidade; modelo dos cinco grandes fatores de personalidade; orientação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )