SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Intereses profesionales y personalidad: un aporte para la integración de los constructosUsos de análisis factorial exploratoria en psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SANTOS, Mariana Teles  y  FLORES-MENDOZA, Carmen Elvira. Adaptação do Eysenck Personality Questionnaire Júnior para pré-escolares: versão heterorrelato. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 203-212. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve como objetivo a adaptação do Eysenck Personality Questionnaire Junior (EPQ-J), instrumento baseado no modelo dos três superfatores de personalidade de Hans Eysenck, para avaliação de crianças pré-escolares. O questionário foi respondido por mães de 192 crianças de 4 a 6 anos de idade, sendo 108 (56%) do sexo feminino. Os valores de consistência interna das escalas foram de 0,80, 0,77 e 0,90 para Psicoticismo (cinco itens), Extroversão (quatro itens) e Neuroticismo (dez itens), respectivamente. Três componentes, com eigenvalue superior a um, foram extraídos mediante a análise de componentes principais, os quais explicaram 57% da variância total. Tal resultado indicou equivalência entre a estrutura fatorial teórica e a observada no presente estudo. Associações positivas foram encontradas entre a dimensão de Psicoticismo e dimensões da escala de Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade, indicando a validade da medida. Os resultados sustentam boa qualidade psicométrica do instrumento.

Palabras clave : EPQ-J; personalidade; pré-escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )