SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Adaptación del cuestionario de personalidad de eysenck para niños en edad preescolar: versión hetero reporteEvaluación psicológica en procesos selectivos en el contexto de la seguridad pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

DAMASIO, Bruno Figueiredo. Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 213-228. ISSN 1677-0471.

A análise fatorial exploratória (AFE) é um conjunto de técnicas estatísticas amplamente utilizadas nas pesquisas em Psicologia. Durante sua execução, diversas decisões precisam ser tomadas a fim de se obter uma estrutura fatorial adequada. O presente artigo tem por objetivo discutir alguns dos principais aspectos desta técnica, apresentando estudos atualizados sobre o tema. Diferenças entre análise fatorial exploratória e análise de componentes principais, retenção e rotação fatorial, tamanho da amostra ideal, importância da variância explicada e a confiabilidade da solução fatorial são alguns dos tópicos discutidos. Aponta-se para o fato de que todas as decisões a serem tomadas durante a execução de uma análise fatorial exploratória não podem ser arbitrárias e subjetivas, mas devem ser pautadas em critérios teóricos e metodológicos claros. Este estudo pretende auxiliar pesquisadores da área da Psicologia a realizarem AFEs com maior discernimento teórico e metodológico.

Palabras clave : análise fatorial exploratória; rotação; retenção; tamanho amostral; análise paralela.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )