SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Adaptação do Eysenck Personality Questionnaire Júnior para pré-escolares: versão heterorrelatoA avaliação psicológica em processos seletivos no contexto da segurança pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

DAMASIO, Bruno Figueiredo. Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 213-228. ISSN 1677-0471.

A análise fatorial exploratória (AFE) é um conjunto de técnicas estatísticas amplamente utilizadas nas pesquisas em Psicologia. Durante sua execução, diversas decisões precisam ser tomadas a fim de se obter uma estrutura fatorial adequada. O presente artigo tem por objetivo discutir alguns dos principais aspectos desta técnica, apresentando estudos atualizados sobre o tema. Diferenças entre análise fatorial exploratória e análise de componentes principais, retenção e rotação fatorial, tamanho da amostra ideal, importância da variância explicada e a confiabilidade da solução fatorial são alguns dos tópicos discutidos. Aponta-se para o fato de que todas as decisões a serem tomadas durante a execução de uma análise fatorial exploratória não podem ser arbitrárias e subjetivas, mas devem ser pautadas em critérios teóricos e metodológicos claros. Este estudo pretende auxiliar pesquisadores da área da Psicologia a realizarem AFEs com maior discernimento teórico e metodológico.

Palavras-chave : análise fatorial exploratória; rotação; retenção; tamanho amostral; análise paralela.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )