SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Uses of exploratory factorial analysis in psychologyPsychopathy and interpersonal behaviors in detainees: a correlational study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

THADEU, Sayonara Helena; FERREIRA, Maria Cristina  and  FAIAD, Cristiane. A avaliação psicológica em processos seletivos no contexto da segurança pública. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 229-238. ISSN 1677-0471.

A segurança é um dos principais aspectos na gestão da administração pública no âmbito de qualquer cidade. Torna-se, assim, imprescindível, a seleção de agentes de segurança cada vez mais capacitados à complexidade de sua função. Este estudo teve como objetivo discutir sobre as especificidades e características do processo seletivo e da avaliação psicológica no contexto da segurança pública. Para tanto, apresentam-se as principais técnicas utilizadas nesse processo para, em seguida, deter-se nos aspectos mais específicos da avaliação psicológica em seleção de pessoal na área da segurança pública. Tal contextualização torna-se imprescindível, já que nos dias atuais esse tipo de avaliação, realizado por meio de concurso público, detém um dos maiores processos de avaliação psicológica no Brasil, configurado de particularidades e práticas que merecem ser discutidas.

Keywords : avaliação psicológica; seleção de pessoas; segurança pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )