SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A avaliação psicológica em processos seletivos no contexto da segurança públicaEscala de características de leitura: evidências de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SALVADOR-SILVA, Roberta et al. Psicopatia e comportamentos interpessoais em detentos: um estudo correlacional. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 239-245. ISSN 1677-0471.

O presente estudo objetivou verificar a relação entre psicopatia e a manifestação de comportamentos interpessoais em 23 detentos do regime fechado de um presídio da região metropolitana de Porto Alegre-RS. A escala Hare (PCL-R), utilizada para o diagnóstico de psicopatia, e a Medida Interpessoal de Psicopatia (IM-P), utilizada para mensuração dos comportamentos interpessoais manifestados pelo participante na interação com o entrevistador, foram aplicadas de forma simultânea por avaliadores independentes. Os resultados evidenciaram correlação estatisticamente significativa entre os escores totais do PCL-R, da IM-P e correlação dos escores totais da IM-P com o fator 1 do PCL-R e ausência de correlação significativa com o fator 2, indicando que a IM-P pode ser considerada um instrumento auxiliar para a avaliação da psicopatia.

Palavras-chave : psicopatia; comportamento interpessoal; hare (PCL-R); IM-P; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )