SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Psicopatia y comportamientos interpersonales en detenidos: un estudio correlacionalLa influencia de la variación de género de adjetivos en instrumentos psicológicos en portugués índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

BARBOSA, Altemir José Gonçalves  y  ALMEIDA, Lara Carolina de. Escala de características de leitura: evidências de validade. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 247-257. ISSN 1677-0471.

Para testar hipóteses que previam que a Escala de Características de Leitura, instrumento utilizado para nomeação de dotação e talento (D&T) em leitura por docentes, é unidimensional, apresenta correlações positivas elevadas, possui elevada consistência interna e se correlaciona positivamente, mas não fortemente, com leitura de palavras isoladas e compreensão de texto, alunos do Ensino Fundamental foram avaliados por meio deste instrumento, por seus professores (N = 19). Os 528 estudantes também tiveram seu desempenho em leitura de palavras isoladas avaliado por meio do Teste de Desempenho Escolar. O Teste de Cloze foi aplicado em pequenos grupos de alunos e mediu a compreensão de texto. As hipóteses, ainda que de forma limitada, foram corroboradas. As limitações do estudo, a relevância da identificação de D&T para leitura e, consequentemente, o imperativo de atender às necessidades educacionais especiais desses leitores também são consideradas neste artigo.

Palabras clave : dotação e talento; leitura; professor; avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )