SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Scale of reading characteristics: evidences of validityValidity evidences of raven apm by its relationship with abstract reasoning test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

NATIVIDADE, Jean Carlos; BARROS, Mônica Colognese  and  HUTZ, Claudio Simon. Influência da flexão de gênero dos adjetivos em instrumentos psicológicos em português. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 259-264. ISSN 1677-0471.

O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da flexão de gênero de adjetivos descritores de personalidade na caracterização de homens e mulheres. Participaram 270 pessoas divididas em dois grupos a partir de tarefas experimentais distintas, ambos os grupos com características sociodemográficas semelhantes. Uma tarefa solicitava que os participantes julgassem quão bem adjetivos flexionados no feminino caracterizavam mulheres e homens típicos. A outra tarefa era idêntica, exceto por os adjetivos estarem flexionados no masculino. Compararam-se as respostas dos dois grupos de participantes e constatou-se efeito da flexão de gênero na caracterização de homens e mulheres. Os adjetivos flexionados no feminino foram considerados mais representativos de mulheres e o contrário ocorreu para os mesmos adjetivos flexionados no masculino. Sugere-se que a flexão de gênero dos termos utilizados em instrumentos psicológicos possa interferir no endosso de itens em função do gênero do respondente e, desta forma, comprometer a validade dos testes.

Keywords : testes psicológicos; construção do teste; medidas da personalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )