SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Escala de características de lectura: evidencias de validezEvidencia de validez del raven mpa por su relación con la prueba de razonamiento abstracto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

NATIVIDADE, Jean Carlos; BARROS, Mônica Colognese  y  HUTZ, Claudio Simon. Influência da flexão de gênero dos adjetivos em instrumentos psicológicos em português. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 259-264. ISSN 1677-0471.

O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da flexão de gênero de adjetivos descritores de personalidade na caracterização de homens e mulheres. Participaram 270 pessoas divididas em dois grupos a partir de tarefas experimentais distintas, ambos os grupos com características sociodemográficas semelhantes. Uma tarefa solicitava que os participantes julgassem quão bem adjetivos flexionados no feminino caracterizavam mulheres e homens típicos. A outra tarefa era idêntica, exceto por os adjetivos estarem flexionados no masculino. Compararam-se as respostas dos dois grupos de participantes e constatou-se efeito da flexão de gênero na caracterização de homens e mulheres. Os adjetivos flexionados no feminino foram considerados mais representativos de mulheres e o contrário ocorreu para os mesmos adjetivos flexionados no masculino. Sugere-se que a flexão de gênero dos termos utilizados em instrumentos psicológicos possa interferir no endosso de itens em função do gênero do respondente e, desta forma, comprometer a validade dos testes.

Palabras clave : testes psicológicos; construção do teste; medidas da personalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )