SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Influência da flexão de gênero dos adjetivos em instrumentos psicológicos em portuguêsAssociação entre fatores psicológicos e relacionais e o rendimento escolar no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva et al. Evidências de validade do raven MPA pela sua relação com a prova de raciocínio abstrato. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 265-274. ISSN 1677-0471.

A inteligência é um fenômeno que desperta o interesse de pesquisadores desde o início da Psicologia como disciplina científica. Um dos instrumentos muito utilizados internacionalmente para avaliação desse construto são as Matrizes Progressivas Avançadas de Raven (Raven MPA). Este artigo teve como objetivo analisar a validade do Raven MPA por meio da sua relação com a prova de Raciocínio Abstrato da Bateria de Provas de Raciocínio. A coleta de dados foi realizada com 162 estudantes de uma universidade pública do sul do país, com idade média de 23,4 anos, na maioria mulheres (64,2%). Os dados de ambos os testes foram analisados por meio do modelo de Rasch e foi estimada a correlação entre eles. Observou-se uma correlação significativa moderada, sugerindo evidências de validade favoráveis para o Raven MPA. Os dados foram discutidos no que se refere a propriedades psicométricas desses instrumentos e quanto ao grau de associação observado.

Palavras-chave : inteligência; psicometria; medidas de inteligência; raciocínio abstrato.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )