SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Evidencia de validez del raven mpa por su relación con la prueba de razonamiento abstractoPrueba de retención visual de benton (BVRT): evidencia de validez para personas mayores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PASIN, Elizabeth Bozoti; PAI, Maria das Graças Vasconcelos  y  LANNES, Denise Rocha Correa. Associação entre fatores psicológicos e relacionais e o rendimento escolar no ensino fundamental. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 275-286. ISSN 1677-0471.

Diante dos resultados de avaliações periódicas nacionais, diferentes aspectos têm sido apontados como influentes no desempenho escolar. Nossa pesquisa pretende mapear fatores psicológicos e relacionais que podem atuar para um melhor ou pior desempenho dos alunos. O objetivo deste trabalho é investigar a interação entre o nível de estresse, a competência percebida, a autoestima geral e o rendimento escolar de um grupo de 48 alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Para medir o nível de estresse, utilizamos a Escala de Stress Infantil de Lipp & Lucarelli e para averiguar a competência percebida e a autoestima geral, elaboramos uma tradução da Escala de Competência Percebida de Susan Harter. Os resultados apontam um rendimento escolar significativamente menor em alunos com estresse excessivo e/ou competência percebida baixa nas subescalas cognitiva e social.

Palabras clave : fatores psicológicos; fatores relacionais; rendimento escolar.

        · resumen en Inglés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )