SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Associação entre fatores psicológicos e relacionais e o rendimento escolar no ensino fundamentalPsicometria: fundamentos matemáticos da Teoria Clássica dos Testes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ZANINI, Adriana Mokwa et al. Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT): evidências de validade para idosos. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.2, pp. 287-296. ISSN 1677-0471.

O presente estudo objetivou fornecer evidências de validade convergente entre o Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT) e outros dois instrumentos de memória visual: Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M) e Figuras Complexas de Rey. A amostra contou com 29 idosos, de ambos os sexos, com 60 a 79 anos e escolaridades baixa e média. Aplicou-se também a Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), para excluir participantes com indício de depressão e/ou demência. Os resultados apontaram evidências de validade convergente entre o BVRT e o TEPIC-M, o que indicou que o BVRT também possui um cunho verbal, apesar de seus estímulos com figuras geométricas abstratas. Porém, houve poucas correlações significativas entre o BVRT e o teste Figuras Complexas de Rey, o que indicou que avaliam as mesmas funções de maneiras diferentes, além de haver diversidades importantes entre suas aplicações.

Palavras-chave : BVRT; memória visual; validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )