SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Preliminary Considerations for Conducting a Psychological AssessmentCase study by phenomenon-structural method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

AMPARO, Deise Matos do  and  ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre. O corpo vivido na psicose: método fenômeno estrutural do Rorschach. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 335-346. ISSN 1677-0471.

Este estudo é baseado na análise do fenômeno estrutural do Rorschach e incide sobre o modo de ver e de expressar qualidades da linguagem. A questão do corpo em esquizofrenia será discutida com base na abolição do tempo e do espaço vividos. Apresenta-se o protocolo de Rorschach de uma paciente em crise psicótica, demonstrando como a fragmentação afeta o corpo e a visão em imagens. No Rorschach, a visão em imagens revela um espírito dissociado, e as longas ausências que se seguem às associações indicam uma inserção de palavras com uma estrutura de narrativa infiltrada na composição da imagem. Há uma busca frenética pelo significado com retorno do investimento para o próprio corpo como compensação pela ausência de imagens. O Rorschach, neste caso, demonstra o caminho das perdas; a paciente oferece seu corpo e seu despedaçamento como substituição para a imagem.

Keywords : Rorschach; esquizofrenia; método fenômeno-estrutural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )