SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Considerações Preliminares à Condução de uma Avaliação PsicológicaEstudo de caso pelo método fenômeno-estrutural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

AMPARO, Deise Matos do  e  ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre. O corpo vivido na psicose: método fenômeno estrutural do Rorschach. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 335-346. ISSN 1677-0471.

Este estudo é baseado na análise do fenômeno estrutural do Rorschach e incide sobre o modo de ver e de expressar qualidades da linguagem. A questão do corpo em esquizofrenia será discutida com base na abolição do tempo e do espaço vividos. Apresenta-se o protocolo de Rorschach de uma paciente em crise psicótica, demonstrando como a fragmentação afeta o corpo e a visão em imagens. No Rorschach, a visão em imagens revela um espírito dissociado, e as longas ausências que se seguem às associações indicam uma inserção de palavras com uma estrutura de narrativa infiltrada na composição da imagem. Há uma busca frenética pelo significado com retorno do investimento para o próprio corpo como compensação pela ausência de imagens. O Rorschach, neste caso, demonstra o caminho das perdas; a paciente oferece seu corpo e seu despedaçamento como substituição para a imagem.

Palavras-chave : Rorschach; esquizofrenia; método fenômeno-estrutural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )