SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3O corpo vivido na psicose: método fenômeno estrutural do RorschachEstudo normativo para o Sistema Compreensivo do Rorschach índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FRANCO, Renata da Rocha Campos. Estudo de caso pelo método fenômeno-estrutural. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 347-360. ISSN 1677-0471.

O artigo discutiu, a partir de um estudo de caso, a expressão do mundo interno de um dependente de heroína internado por seis meses em um centro de recuperação e tratamento na França. O paciente cumpriu as tarefas propostas pelos testes projetivos de Zulliger, Pirâmides Coloridas de Pfister e Casa-Árvore-Pessoa em dois momentos distintos, na primeira semana de internação e após seis meses de tratamento. O método fenômeno-estrutural foi utilizado como referencial teórico para compreender as respostas dadas aos três testes de personalidade. Os resultados foram coerentes com a realidade vivida pelo paciente tanto na primeira semana de internação, marcada por intenso sofrimento relacionado ao consumo abusivo da heroína, quanto após seis meses, período marcado por significativa reorganização psíquica e boas perspectivas no prognóstico. Conclui-se que o uso das técnicas projetivas no contexto da toxicomania se mostrou eficaz para conhecer as dificuldades dessa pessoa no tratamento da dependência química.

Palavras-chave : método fenômeno-estrutural; teste de Zulliger; Pfister; HTP; dependência química.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )