SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Estudo de caso pelo método fenômeno-estruturalDesempenho Médio de Crianças e Adolescentes no Método de Rorschach Sistema Compreensivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

NASCIMENTO, Regina Sonia Gattas Fernandes do. Estudo normativo para o Sistema Compreensivo do Rorschach. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 361-374. ISSN 1677-0471.

Este artigo mostra resultados de uma pesquisa para realizar a estatística descritiva das variáveis que compõem o sistema de codificação do Sistema Compreensivo, de indivíduos adultos não-pacientes, de cidades do interior e do litoral do Estado de São Paulo. Apresenta também um estudo comparativo de algumas variáveis com os resultados da capital do estado. A amostra é composta por 209 protocolos de Rorschach, de participantes adultos, com características variadas. Foi realizado um estudo do índice de concordância entre os diferentes codificadores que indicaram resultados muito favoráveis. A estatística descritiva e os testes de comparação entre as médias de algumas variáveis mostraram semelhanças e diferenças com os da capital. Essas semelhanças e diferenças nem sempre aconteceram no sentido que esperávamos. Como exemplo, podemos citar o nível de estresse que é tão alto nas cidades do interior quanto os resultados encontrados na capital do estado.

Palavras-chave : método de Rorschach; sistema compreensivo; estudo normativo; adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )