SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Normative study of Rorschach Comprehensive SystemFirst results of popular responses on the Family Apperception Test (FAT ) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

RESENDE, Ana Cristina; CARVALHO, Tereza Cristina Rezende de  and  MARTINS, Weber. Desempenho Médio de Crianças e Adolescentes no Método de Rorschach Sistema Compreensivo. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 375-394. ISSN 1677-0471.

Este estudo apresenta o desempenho de 201 crianças e adolescentes não pacientes, com idades variando de 5 a 14 anos, separados em 3 grupos etários, submetidos ao Método Rorschach Sistema Compreensivo (SC). Os participantes foram selecionados aleatoriamente a partir de escolas públicas e particulares das 9 regiões de Goiânia-GO. No total foram 8 examinadores, com no mínimo 120 horas de treino de administração, codificação e interpretação do Rorschach SC, que contribuíram com a coleta de 21 a 31 protocolos cada um deles. A codificação dos protocolos foi realizada por dois juízes. A análise dos resultados compreende: a avaliação das diferenças entre os examinadores; a concordância entre juízes e levantamento dos dados sociodemográficos dos participantes; estatística descritiva das variáveis do Rorschach. A discussão dos resultados considerou as diferenças entre os três grupos etários e, ao final, foram feitas algumas considerações para futuros estudos normativos com crianças e adolescentes.

Keywords : Rorschach sistema compreensivo; crianças; adolescentes; estudo normativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )