SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Desempenho Médio de Crianças e Adolescentes no Método de Rorschach Sistema CompreensivoVersão coletiva do teste de Zulliger segundo o Sistema Compreensivo de Rorschach índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

WERLANG, Blanca Susana Guevara; FENSTERSEIFER, Liza; SALVATORI, Roberta Louzada  e  ARAGONEZ, Cristina Fiad. Primeiros resultados sobre respostas populares no Teste de Apercepção Familiar (FAT ). Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 395-406. ISSN 1677-0471.

O objetivo foi identificar evidências da existência ou não de respostas populares (RP) nas verbalizações de 289 estudantes com idade entre 06 e 15 anos, às 21 lâminas do FAT. As RP permitem medir o ajustamento social e intelectual da pessoa em avaliação. Neste estudo, adotou-se a razão de 1/3, ou seja, uma resposta em cada três sujeitos. A análise das respostas permitiu a identificação de conteúdos que foram codificados em categorias, por meio da análise de conteúdo. Após tabulou-se as respostas dos estudantes, divididos em quatro grupos, considerando idade e sexo. Constatou-se que: não houve diferenças expressivas no que diz respeito ao conteúdo das categorias entre os quatro grupos analisados e que a média de RP dadas por cada participante foi superior ao apontado pela literatura como mínimo necessário para pessoas ajustadas socialmente.

Palavras-chave : teste projetivo; respostas populares; ajustamento social; ajustamento intelectual; Teste de Apercepção Familiar (FAT).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )