SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Primeiros resultados sobre respostas populares no Teste de Apercepção Familiar (FAT )Evidências de validade do teste de Pfister para avaliação de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FAZENDEIRO, Hugo Miguel Martins  e  NOVO, Rosa de Jesus Ferreira. Versão coletiva do teste de Zulliger segundo o Sistema Compreensivo de Rorschach. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 407-422. ISSN 1677-0471.

Este trabalho visa contribuir para a (re)estandardização do teste de Zulliger (teste Z) como uma metodologia projetiva passível de ser aplicável coletivamente e com objetividade na avaliação da personalidade. Nesse sentido, tomámos como referência os princípios metodológicos propostos por Exner para o Sistema Compreensivo (SC) do Rorschach e procurámos transpô-los para o teste Z. Para o efeito, analisámos as propostas referenciadas na literatura para a versão individual, adaptámos e testámos materiais, instruções e demais procedimentos de aplicação do teste. Posteriormente, o teste foi aplicado coletivamente, em contexto de seleção, a uma amostra de 156 militares do Exército Português. Após a análise de resultados, centrada na estatística descritiva das variáveis incorporadas no Sumário Estrutural do teste Z, discute-se a relevância de alguns procedimentos para diferentes contextos de aplicação da prova e a necessidade de prosseguir com estudos de índole normativa e de validação das medidas do teste.

Palavras-chave : teste de Zulliger; sistema compreensivo do Rorschach; técnicas projetivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )