SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Zulliger group test according to the Rorschach Comprehensive SystemThe Pfister Test in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de et al. Evidências de validade do teste de Pfister para avaliação de crianças. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 423-434. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste trabalho foi verificar a validade do teste das pirâmides de Pfister em crianças, mais especificamente, sua sensibilidade para identificar diferenças no desenvolvimento cognitivo e emocional. Foram avaliadas 85 crianças de 6 e 12 anos, de ambos os sexos. As aplicações foram feitas nas escolas e de forma individual. Compararam-se os dados quanto à frequência das cores, síndromes cromáticas e o aspecto formal. As crianças menores tiveram uma frequência significativamente maior de amarelo e síndrome de estímulo, assim como tapetes puros e com início de ordem. As crianças maiores apresentaram aumento das cores branca e preta em relação às crianças menores, assim como mais estruturas em manto. Esses achados demonstram que o teste de Pfister é sensível para revelar indicadores de maior controle emocional decorrentes do desenvolvimento cognitivo, conforme esperado teoricamente, o que constitui uma evidência de validade para o seu uso na população infantil.

Keywords : avaliação psicológica; Pfister; pirâmides coloridas; crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )