SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Versão coletiva do teste de Zulliger segundo o Sistema Compreensivo de RorschachO Teste de Pfister em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de et al. Evidências de validade do teste de Pfister para avaliação de crianças. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 423-434. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste trabalho foi verificar a validade do teste das pirâmides de Pfister em crianças, mais especificamente, sua sensibilidade para identificar diferenças no desenvolvimento cognitivo e emocional. Foram avaliadas 85 crianças de 6 e 12 anos, de ambos os sexos. As aplicações foram feitas nas escolas e de forma individual. Compararam-se os dados quanto à frequência das cores, síndromes cromáticas e o aspecto formal. As crianças menores tiveram uma frequência significativamente maior de amarelo e síndrome de estímulo, assim como tapetes puros e com início de ordem. As crianças maiores apresentaram aumento das cores branca e preta em relação às crianças menores, assim como mais estruturas em manto. Esses achados demonstram que o teste de Pfister é sensível para revelar indicadores de maior controle emocional decorrentes do desenvolvimento cognitivo, conforme esperado teoricamente, o que constitui uma evidência de validade para o seu uso na população infantil.

Palavras-chave : avaliação psicológica; Pfister; pirâmides coloridas; crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )