SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Evidências de validade do teste de Pfister para avaliação de criançasRevisão de pesquisas brasileiras sobre o teste de Pfister índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BASTOS-FORMIGHIERI, Mariana de Siqueira  e  PASIAN, Sonia Regina. O Teste de Pfister em idosos. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.3, pp. 435-448. ISSN 1677-0471.

Diante da tendência mundial de maior longevidade humana e do grande contingente de idosos, emerge a necessidade de cuidados especialmente dirigidos a este grupo de indivíduos, nos mais diferentes aspectos e contextos socioculturais. Dentre os recursos técnicos disponíveis na Psicologia encontram-se os instrumentos de avaliação psicológica, com potencial para contribuir para o alcance de informações relevantes sobre características e vivências psíquicas dos indivíduos, inclusive idosos, embora ainda pouco pesquisados no Brasil. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou elaborar padrões normativos do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister para essa faixa etária. Procurou-se caracterizar particularidades do funcionamento afetivo da velhice a partir desse método projetivo, apresentando argumentos e evidências empíricas para aprimorar processos de avaliação psicológica com idosos no contexto sociocultural brasileiro contemporâneo. Esses novos referenciais normativos foram comparados às normas brasileiras disponíveis para adultos nesse método projetivo, explorando a questão da especificidade das vivências afetivas durante o envelhecer.

Palavras-chave : avaliação psicológica; métodos projetivos; idosos; teste de Pfister.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )