SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Qualidade de vida de idosos com declínio cognitivo: auto e heterorrelatos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de  e  QUIRINO, Giovana de Souza. Estudo comparativo entre indicadores afetivos das técnicas de Pfister e Zulliger. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 1-7. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi verificar a hipótese de que haveria correlação entre os tipos de resposta de cor no teste de Zulliger – FC, CF e C – com o aspecto formal no teste das Pirâmides Coloridas de Pfister – Tapetes, Formações e Estruturas – considerando o fato de que ambos evidenciam os níveis diferentes de integração da percepção da cor com a forma. Participaram 60 crianças de escolas públicas de São Paulo, metade com 06 anos de idade e outra com 12 anos. Os dados encontrados demonstram que o TPC é sensível para identificar desenvolvimento cognitivo em grupos de crianças e adolescentes por meio dos aspectos formais Tapetes e Estruturas. No entanto, C correlacionou-se com o aumento de Estruturas no grupo mais velho. Esses dados podem ser compreendidos à luz das teorias do desenvolvimento, mas demonstram a necessidade de continuar verificando possíveis correlações entre as duas técnicas.

Palavras-chave : técnicas projetivas; avaliação psicológica; personalidade.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )