SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Estudo comparativo entre indicadores afetivos das técnicas de Pfister e ZulligerFuncionamento Diferencial do Item no Alcohol Use Disorders Identification Test índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

GUEDES, Danielle Viveiros; BARBOSA, Altemir José Gonçalves  e  MAGALHAES, Neide Cordeiro de. Qualidade de vida de idosos com declínio cognitivo: auto e heterorrelatos. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 9-17. ISSN 1677-0471.

Este estudo objetivou comparar as avaliações efetuadas por idosos (autorrelato) e por seus cuidadores (heterorrelato) quanto à qualidade de vida, bem como analisar a consistência interna de uma mesma medida quando auto ou heterorrelatada. A escala Qualidade de Vida - Doença de Alzheimer foi aplicada em 65 idosos com declínio cognitivo e em 40 cuidadores. Obteve-se correlação positiva fraca significante entre auto e heterorrelatos. Não houve diferença significativa entre os totais da escala auto e heterorrelatada. Somente os itens Saúde Física e Relação com a Família apresentaram diferença significativa ao serem comparados auto e heterorrelatos. Foram obtidos níveis aceitáveis de consistência interna para ambas as versões da escala. Os resultados permitem afirmar que ocorreram mais convergências que divergências entre auto e heterorrelatos e que a escala parece ser confiável para uso com idosos e seus cuidadores no contexto brasileiro.

Palavras-chave : qualidade de vida; cognição; envelhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )