SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Qualidade de vida de idosos com declínio cognitivo: auto e heterorrelatosCaracterísticas da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FILHO, Nelson Hauck  e  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Funcionamento Diferencial do Item no Alcohol Use Disorders Identification Test. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 19-25. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi investigar a presença de Funcionamento Diferencial do Item (DIF) para o sexo nos itens de uma popular medida de rastreio para a dependência do álcool, o Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). Os participantes foram 254 estudantes universitários. As análises de DIF foram realizadas a partir do modelo Partial Credit. Três itens não apresentaram ajuste adequado ao modelo, enquanto outro item apresentou um viés de grande magnitude para o sexo feminino. Especificamente, o item AUDIT-6 mostrou ser, de fato, um aspecto do beber com maior severidade para indivíduos do sexo feminino do que para aqueles do sexo masculino. Recomenda-se cautela na utilização de escores brutos a partir dos 10 itens originais do instrumento e a exclusão do item AUDIT-6 ou sua reformulação para a aplicação em indivíduos do sexo feminino.

Palavras-chave : funcionamento diferencial do item; teoria de resposta ao item; análise de Rasch; dependência de álcool.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )