SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Funcionamento Diferencial do Item no Alcohol Use Disorders Identification TestConstrução e Validação da Escala de Orgulho e suas Relações com Autoestima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

CARVALHO, Renato Gil  e  NOVO, Rosa Ferreira. Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 27-36. ISSN 1677-0471.

Neste estudo, analisamos a relação entre as dificuldades interpessoais na adolescência e dimensões estruturais e clínicas da personalidade, avaliadas pela versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A). Participaram neste estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos utilizados foram a versão portuguesa do MMPI-A e o Questionário sobre o Percurso Escolar, construído para esta investigação. De acordo com a frequência reportada de dificuldades interpessoais, sobretudo em contexto escolar, constituíram-se dois grupos de estudantes, os quais foram comparados nos resultados do MMPI-A. As análises multivariadas (MANOVAs) revelaram diferenças significativas entre os grupos nas dimensões que sugerem perturbações de personalidade. Os resultados são analisados numa perspectiva que enfatiza a importância da personalidade na vida escolar na adolescência e na distinção de padrões mais ou menos adaptativos de comportamento.

Palavras-chave : dificuldades interpessoais; personalidade; percurso escolar; adolescentes; MMPI-A.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )