SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Personality traits and interpersonal relationships in adolescenceDevelopment and Validation of a Quality of Life at Work Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

LASKOSKI, Lorena Maria et al. Construção e Validação da Escala de Orgulho e suas Relações com Autoestima. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 37-42. ISSN 1677-0471.

O presente estudo visou à construção e validação de uma escala para mensurar orgulho em adolescentes e verificar sua correlação com autoestima. Participaram 580 estudantes de Ensino Médio de três Estados brasileiros, 55% do sexo feminino, média de idade de 16 anos. Os participantes responderam a um questionário com questões sociodemográficas, à escala de autoestima de Rosenberg e a um conjunto de itens produzidos com o intuito de avaliar o orgulho. Os resultados indicaram a emergência de duas dimensões para orgulho com índices satisfatórios de precisão, denominadas orgulho autêntico e orgulho arrogante. O orgulho autêntico relaciona-se a sentimentos de alegria e prazer experienciados após se obter sucesso em realizar uma ação. O orgulho arrogante refere-se à dificuldade em admitir erros e a sentimentos de superioridade. Autoestima apresentou correlação positiva com orgulho autêntico e negativa com orgulho arrogante.

Keywords : emoções; orgulho; autoestima; adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )