SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Rasgos de personalidad y relaciones interpersonales en la adolescenciaConstrucción y validez de una Escala de Evaluación de Calidad de Vida en el Trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

LASKOSKI, Lorena Maria et al. Construção e Validação da Escala de Orgulho e suas Relações com Autoestima. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 37-42. ISSN 1677-0471.

O presente estudo visou à construção e validação de uma escala para mensurar orgulho em adolescentes e verificar sua correlação com autoestima. Participaram 580 estudantes de Ensino Médio de três Estados brasileiros, 55% do sexo feminino, média de idade de 16 anos. Os participantes responderam a um questionário com questões sociodemográficas, à escala de autoestima de Rosenberg e a um conjunto de itens produzidos com o intuito de avaliar o orgulho. Os resultados indicaram a emergência de duas dimensões para orgulho com índices satisfatórios de precisão, denominadas orgulho autêntico e orgulho arrogante. O orgulho autêntico relaciona-se a sentimentos de alegria e prazer experienciados após se obter sucesso em realizar uma ação. O orgulho arrogante refere-se à dificuldade em admitir erros e a sentimentos de superioridade. Autoestima apresentou correlação positiva com orgulho autêntico e negativa com orgulho arrogante.

Palabras clave : emoções; orgulho; autoestima; adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )