SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Construction and Validation of the Scale of Pride and its Relations with Self-EsteemChild Abuse Potential Inventory – CAP: Construct validity and reliability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

RUEDA, Fabián Javier Marín et al. Construção e Validação de uma Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 43-50. ISSN 1677-0471.

O objetivo do estudo foi desenvolver uma escala para avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho. Nesse sentido foi realizado estudo de validade com base na análise da estrutura interna, assim como análise da consistência interna. Participaram 248 trabalhadores, com idades entre 18 e 63 anos, sendo 80,2% do sexo feminino. Na análise dos resultados, após a verificação da fatorabilidade da escala, recorreu-se à análise fatorial exploratória que apontou a existência de quatro fatores, explicando 48,70% da variância, a saber, ‘QVT relacionada à integração, respeito e autonomia’, ‘QVT relacionada à compensação justa e adequada’, ‘QVT relacionada a possibilidades de lazer e convívio social’ e ‘QVT relacionada a incentivo e suporte’. A análise da consistência interna evidenciou valores de alfa considerados muito bons. Sugere-se que novos estudos de validade sejam feitos, especialmente com variáveis critério, para fornecer mais evidências sobre a adequação do instrumento.

Keywords : qualidade de vida no trabalho; psicologia do trabalho; instrumentos de medida; psicometria; avaliação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )