SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Construção e Validação de uma Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no TrabalhoEstilo terapêutico e orientação teórica: estudo comparativo com o Therapeutic Identity Questionnaire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

RIOS, Karyne de Souza Augusto et al. Inventário de Potencial de Abuso Infantil CAP: evidências de validade e precisão. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 51-60. ISSN 1677-0471.

O objetivo foi investigar as evidências de validade de constructo e precisão do Inventário de Potencial de Abuso Infantil- CAP. Participaram 135 cuidadores, por meio de amostragem aleatória simples com filhos entre 2 a 12 anos. O perfil dos participantes foi: idade média do cuidador de 35,96 anos, sexo feminino (82%), casado (72,7%), escolaridade inferior a 4 anos (38,3%). A média de escore no Inventário CAP foi 180,1. Foram realizadas análises fatoriais usando a rotação Varimax, optando-se pelo modelo com 5 fatores por estar em acordo com critérios da teoria de Análise Fatorial de Componentes Principais, tendo 39,6% da variabilidade total explicada. Para investigar evidências de precisão utilizou-se o Alpha de Cronbach obtendo-se o coeficiente de 0,95. Os resultados encontrados são positivos e indicam a viabilidade de adaptação do instrumento. De todo modo, outros estudos deverão ser implementados com vistas à análise de tendências e de relações entre os resultados.

Palavras-chave : inventário CAP; validade constructo; precisão; maus-tratos; abuso físico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )