SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Child Abuse Potential Inventory – CAP: Construct validity and reliabilityStudy Habits Scale: evidences of construct validity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

COUTO, Margarida et al. Estilo terapêutico e orientação teórica: estudo comparativo com o Therapeutic Identity Questionnaire. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 61-70. ISSN 1677-0471.

O estudo das variáveis relativas ao terapeuta é um tema de relevância empírica no âmbito da investigação sobre o processo e resultados terapêuticos. O objetivo deste estudo é verificar se há diferenças nas respostas dadas às três subescalas em avaliação na versão em língua portuguesa do Therapeutic Identity Questionnaire (ThId) (fatores curativos, estilo terapêutico e pressupostos de base) em função da orientação teórica, dos anos de experiência e da realização de terapia pessoal dos 34 terapeutas em estudo, e avaliar as características psicométricas do instrumento. Em conclusão, a versão em língua portuguesa do ThId apresenta boas qualidades psicométricas e revelase útil para detectar diferenças de estilo e atitude terapêutica entre clínicos de diferentes orientações teóricas, mesmo em amostras de reduzida dimensão.

Keywords : terapeutas cognitivo-comportamentais; psicanalistas; variáveis relativas ao terapeuta; ThId.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )