SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Inventario de Potencial de Maltrato Infantil - CAP: evidencias de validez y fi abilidadEscala de Hábitos de Estudio: evidencias de validez de constructo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

COUTO, Margarida et al. Estilo terapêutico e orientação teórica: estudo comparativo com o Therapeutic Identity Questionnaire. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 61-70. ISSN 1677-0471.

O estudo das variáveis relativas ao terapeuta é um tema de relevância empírica no âmbito da investigação sobre o processo e resultados terapêuticos. O objetivo deste estudo é verificar se há diferenças nas respostas dadas às três subescalas em avaliação na versão em língua portuguesa do Therapeutic Identity Questionnaire (ThId) (fatores curativos, estilo terapêutico e pressupostos de base) em função da orientação teórica, dos anos de experiência e da realização de terapia pessoal dos 34 terapeutas em estudo, e avaliar as características psicométricas do instrumento. Em conclusão, a versão em língua portuguesa do ThId apresenta boas qualidades psicométricas e revelase útil para detectar diferenças de estilo e atitude terapêutica entre clínicos de diferentes orientações teóricas, mesmo em amostras de reduzida dimensão.

Palabras clave : terapeutas cognitivo-comportamentais; psicanalistas; variáveis relativas ao terapeuta; ThId.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )