SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Estilo terapêutico e orientação teórica: estudo comparativo com o Therapeutic Identity QuestionnaireEvidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico para universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FONSECA, Patrícia Nunes da et al. Escala de Hábitos de Estudo: evidências de validade de construto. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 71-79. ISSN 1677-0471.

Este artigo objetivou reunir evidências de validade de construto da Escala de Hábitos de Estudo (EHE). No Estudo 1 participaram 242 estudantes do ensino fundamental e médio, com média de idade de 14,3 anos. Eles responderam a EHE e perguntas demográficas. Por meio de análise dos componentes principais foi observada uma estrutura unidimensional, cujo alfa de Cronbach (consistência interna) foi 0,65. No Estudo 2 participaram 249 estudantes dos mesmos níveis educacionais, com idade média de 14,6, que responderam os mesmos instrumentos. Testou-se a estrutura unidimensional por meio de análise fatorial confirmatória. Os indicadores de ajuste desse modelo foram satisfatórios, apoiando a unidimensionalidade da escala. Sua consistência interna foi com alfa de Cronbach (0,74) e confiabilidade composta (0,70), apoiando este parâmetro da EHE. Concluiu-se que essa medida apresenta evidências de validade de construto, podendo ser utilizada em pesquisas futuras.

Palavras-chave : hábitos de estudo; escala; validade; precisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )