SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Escala de Hábitos de Estudio: evidencias de validez de constructoValidez de Criterio – Escala de Actividades del Cuestionario de Búsqueda Autodirigida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

FIOR, Camila Alves; MERCURI, Elizabeth  y  SILVA, Dirceu da. Evidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico para universitários. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 81-89. ISSN 1677-0471.

O envolvimento acadêmico, entendido como a participação dos estudantes nas tarefas educativas, é imprescindível para aprendizagem, desenvolvimento e permanência no sistema educacional. Este estudo apresenta a construção e evidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico aplicada em 1070 universitários, com idade média de 23 anos, sendo 50% do sexo masculino e de diferentes cursos e turnos. A Análise Fatorial Exploratória aplicada à metade da amostra indicou uma estrutura bidimensional: envolvimento com atividades obrigatórias e envolvimento com atividades não obrigatórias. A Análise Fatorial Confirmatória realizada com o restante da amostra destacou a adequação à estrutura fatorial, sendo que as cargas fatoriais dos itens e os indicadores de consistência interna de cada fator foram adequados. A escala contribui para ampliação do conhecimento sobre a vivência acadêmica e reafirma a diversidade de experiências presentes na formação universitária.

Palabras clave : educação superior; estudante universitário; acadêmico; construção de instrumento; análise fatorial confirmatória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )