SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Escala de Hábitos de Estudo: evidências de validade de construtoValidade de critério da Escala de Atividades do Questionário de Busca Autodirigida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FIOR, Camila Alves; MERCURI, Elizabeth  e  SILVA, Dirceu da. Evidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico para universitários. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 81-89. ISSN 1677-0471.

O envolvimento acadêmico, entendido como a participação dos estudantes nas tarefas educativas, é imprescindível para aprendizagem, desenvolvimento e permanência no sistema educacional. Este estudo apresenta a construção e evidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico aplicada em 1070 universitários, com idade média de 23 anos, sendo 50% do sexo masculino e de diferentes cursos e turnos. A Análise Fatorial Exploratória aplicada à metade da amostra indicou uma estrutura bidimensional: envolvimento com atividades obrigatórias e envolvimento com atividades não obrigatórias. A Análise Fatorial Confirmatória realizada com o restante da amostra destacou a adequação à estrutura fatorial, sendo que as cargas fatoriais dos itens e os indicadores de consistência interna de cada fator foram adequados. A escala contribui para ampliação do conhecimento sobre a vivência acadêmica e reafirma a diversidade de experiências presentes na formação universitária.

Palavras-chave : educação superior; estudante universitário; acadêmico; construção de instrumento; análise fatorial confirmatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )