SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Evidencias de validez de la Escala de Envolvimiento Académico para universitariosUso de inventarios conductuales para la evaluación socioemocional en edad preescolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

MAGALHAES, Mauro de Oliveira. Validade de critério da Escala de Atividades do Questionário de Busca Autodirigida. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 91-99. ISSN 1677-0471.

Esta pesquisa examinou a validade de critério da versão brasileira da Escala de Atividades do Questionário de Busca Auto Dirigida (SDS). O SDS avalia interesses profissionais e recomenda profissões com maior probabilidade de satisfação pessoal e sucesso na carreira. Sendo assim, os grupos-critério utilizados foram estudantes matriculados em diversos cursos universitários. Expectativas teóricas foram verificadas por meio de comparações de escores de interesses profissionais entre e intragrupos critério. De modo geral, os resultados corroboraram predições derivadas do modelo hexagonal de avaliação dos interesses, assumindo-se a validade de critério da medida estudada. Em termos da prática da orientação profissional, os resultados recomendam o uso atento e contextualizado das codificações tipológicas de carreira listadas no instrumento, de modo a adequá-las às características específicas das relações entre educação e trabalho no Brasil.

Palabras clave : avaliação psicológica; interesses profissionais; validade de critério.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )