SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Evidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico para universitáriosUso de inventários comportamentais para a avaliação socioemocional em idade pré-escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

MAGALHAES, Mauro de Oliveira. Validade de critério da Escala de Atividades do Questionário de Busca Autodirigida. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 91-99. ISSN 1677-0471.

Esta pesquisa examinou a validade de critério da versão brasileira da Escala de Atividades do Questionário de Busca Auto Dirigida (SDS). O SDS avalia interesses profissionais e recomenda profissões com maior probabilidade de satisfação pessoal e sucesso na carreira. Sendo assim, os grupos-critério utilizados foram estudantes matriculados em diversos cursos universitários. Expectativas teóricas foram verificadas por meio de comparações de escores de interesses profissionais entre e intragrupos critério. De modo geral, os resultados corroboraram predições derivadas do modelo hexagonal de avaliação dos interesses, assumindo-se a validade de critério da medida estudada. Em termos da prática da orientação profissional, os resultados recomendam o uso atento e contextualizado das codificações tipológicas de carreira listadas no instrumento, de modo a adequá-las às características específicas das relações entre educação e trabalho no Brasil.

Palavras-chave : avaliação psicológica; interesses profissionais; validade de critério.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )