SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Validade de critério da Escala de Atividades do Questionário de Busca Autodirigida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

MAJOR, Sofia  e  SEABRA-SANTOS, Maria João. Uso de inventários comportamentais para a avaliação socioemocional em idade pré-escolar. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp. 101-107. ISSN 1677-0471.

Os últimos 30 anos pautam-se por um aumento do interesse pela avaliação do desenvolvimento/funcionamento socioemocional das crianças em idade pré-escolar. Porém, a avaliação dessa população mais nova, com características específicas (exemplo, vocabulário limitado), exige o recurso a uma abordagem distinta da utilizada com crianças em idade escolar/adultos. Nesse contexto, a utilização de escalas de avaliação/inventários comportamentais tem assumido um lugar de destaque. O presente artigo tem por objetivo salientar a importância da utilização de escalas de avaliação enquanto medidas do funcionamento socioemocional de crianças pré-escolares. A análise crítica efetuada indica que, apesar de diversas vantagens (exemplo, tempo de aplicação e custos reduzidos), existem também algumas limitações inerentes ao uso desse tipo de instrumento de avaliação (exemplo, tendência de resposta), sendo apontadas recomendações para uma utilização mais eficaz.

Palavras-chave : avaliação socioemocional; crianças pré-escolares; escalas de avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )