SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Problemas apresentados pelos instrumentos com parecer desfavorável no SATEPSI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

AQUINO, Thiago Antonio Avellar de; GOUVEIA, Valdiney V; SILVA, Shirley de Souza  e  AGUIAR, Andrei Alves de. Escala de Atitudes Religiosas, Versão Expandida (EAR-20): Evidências de Validade. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 109-119. ISSN 1677-0471.

Este estudo teve como objetivo reunir evidências de validade de construto (fatorial, convergente e discriminante) e fidedignidade da Escala de Atitudes Religiosas, considerando sua versão expandida (EAR-20). Participaram 190 pessoas com idade média de 32,2 anos, a maioria do sexo feminino, católica ou evangélica. Elas responderam a EAR-20, a Escala de Crenças Religiosas e perguntas demográficas. Por meio de análises fatoriais confirmatórias, compararam-se os modelos com um, dois e quatro fatores, tendo este último apresentado os melhores indicadores de ajuste. Os quatro fatores (comportamento, conhecimento, sentimento e corporeidade) apresentaram indicadores aceitáveis de precisão (homogeneidade, consistência interna e confiabilidade composta), além de evidências de validades convergente e discriminante. Concluiu-se que a EAR-20 pode ser adequadamente empregada para conhecer os correlatos de atitudes religiosas, principalmente em matrizes religiosas católica, evangélica e espírita.

Palavras-chave : religiosidade; atitude; crença; validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )