SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Escala de Atitudes Religiosas, Versão Expandida (EAR-20): Evidências de ValidadeEvidências de validade da escala de avaliação de ansiedade em adolescentes brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

NAKANO, Tatiana de Cássia. Problemas apresentados pelos instrumentos com parecer desfavorável no SATEPSI. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 121-130. ISSN 1677-0471.

Dado o movimento de retomada da credibilidade da avaliação psicológica perante a sociedade e os próprios profissionais e a importância da criação do Satepsi, o presente estudo visou identificar os principais problemas encontrados nos testes que receberam parecer desfavorável neste sistema de avaliação. Os resultados demonstraram a existência de uma lista atual composta por 83 instrumentos e 59 pareceres disponibilizados. A análise dos mesmos permitiu verificar que a maior parte dos instrumentos reprovados (n = 58) já se encontrava disponível no mercado antes da publicação da resolução, fato que justifica, em parte, o não atendimento aos critérios mínimos estabelecidos pela inexistência, até então, de qualquer tipo de exigência. Na maioria, os testes reprovados envolvem os construtos da personalidade e inteligência e apresentam problemas principalmente em relação à ausência ou desatualização dos estudos de validade, precisão e normatização, embora também sejam notados problemas com sustentação teórica e equívocos na utilização de análises estatísticas.

Palavras-chave : avaliação psicológica; testes psicológicos; critérios psicométricos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )