SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Issues presented by instruments not approved on SatepsiThe psychological expertise in cases of suspected sexual abuse of children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

REPPOLD, Caroline Tozzi  and  HUTZ, Claudio Simon. Evidências de validade da escala de avaliação de ansiedade em adolescentes brasileiros. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 131-136. ISSN 1677-0471.

A ansiedade apresenta indicadores relacionados com marcadores somáticos, motores e cognitivos. Embora o interesse na investigação da regulação da ansiedade seja evidente entre pesquisadores, a oferta de instrumentos validados ainda é restrita. O objetivo deste artigo é apresentar o estudo de validade de critério da escala de avaliação de ansiedade em adolescentes. Houve a seleção de dois grupos-critério: um grupo clínico de 62 adolescentes com diagnóstico psiquiátrico (Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobia Social, Fobia Específica ou Transtorno de Pânico) e outro de 23 adolescentes escolares indicados pelos professores por apresentarem comportamentos relacionados à ansiedade. Análises de follow up revelaram que todos os grupos comparados tiveram diferenças. O grupo II apresentou mais indicativos de desajustamento psicológico (ansiedade) do que a amostra comunitária e menos do que a amostra clínica. Os resultados demonstram evidências de validade de critério da Escala de Avaliação de Ansiedade para Adolescentes por grupos critérios.

Keywords : ansiedade; teste psicométrico; adolescência; validade de critério; validade clínica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )