SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Problemas apresentados pelos instrumentos com parecer desfavorável no SATEPSIA perícia psicológica em casos de suspeita de abuso sexual infanto-juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

REPPOLD, Caroline Tozzi  e  HUTZ, Claudio Simon. Evidências de validade da escala de avaliação de ansiedade em adolescentes brasileiros. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 131-136. ISSN 1677-0471.

A ansiedade apresenta indicadores relacionados com marcadores somáticos, motores e cognitivos. Embora o interesse na investigação da regulação da ansiedade seja evidente entre pesquisadores, a oferta de instrumentos validados ainda é restrita. O objetivo deste artigo é apresentar o estudo de validade de critério da escala de avaliação de ansiedade em adolescentes. Houve a seleção de dois grupos-critério: um grupo clínico de 62 adolescentes com diagnóstico psiquiátrico (Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobia Social, Fobia Específica ou Transtorno de Pânico) e outro de 23 adolescentes escolares indicados pelos professores por apresentarem comportamentos relacionados à ansiedade. Análises de follow up revelaram que todos os grupos comparados tiveram diferenças. O grupo II apresentou mais indicativos de desajustamento psicológico (ansiedade) do que a amostra comunitária e menos do que a amostra clínica. Os resultados demonstram evidências de validade de critério da Escala de Avaliação de Ansiedade para Adolescentes por grupos critérios.

Palavras-chave : ansiedade; teste psicométrico; adolescência; validade de critério; validade clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )