SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Evidências de validade da escala de avaliação de ansiedade em adolescentes brasileirosEscala de Avaliação da Metacognição Infantil: evidências de validade e análise semântica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

GAVA, Lara Lages; PELISOLI, Cátula  e  DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. A perícia psicológica em casos de suspeita de abuso sexual infanto-juvenil. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 137-145. ISSN 1677-0471.

Este trabalho teve como objetivo discutir a perícia psicológica em casos de suspeita de abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes. São apresentados diversos modos de realização desse tipo de perícia em diferentes contextos no cenário mundial e é identificada a existência de alguns pontos relativamente consensuais entre os autores. Dentre esses pontos, a avaliação do impacto psíquico na suposta vítima e a avaliação da credibilidade do relato ganham especial ênfase devido às dificuldades de suas aplicações práticas no contexto pericial. Este estudo demonstra uma variedade de estratégias utilizadas nas avaliações psicológicas investigativas em casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, indicando uma tentativa, por parte dos profissionais, de lidarem com a complexidade inerentemente envolvida nestas situações.

Palavras-chave : abuso sexual; perícia psicológica; avaliação da credibilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )