SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The psychological expertise in cases of suspected sexual abuse of children and adolescentsFactorial validation of scale of attitudes toward leadership styles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

PASCUALON-ARAUJO, Jussara F  and  SCHELINI, Patrícia Waltz. Escala de Avaliação da Metacognição Infantil: evidências de validade e análise semântica. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 147-156. ISSN 1677-0471.

A metacognição corresponde a pensamentos e conhecimentos que os indivíduos possuem sobre seus próprios pensamentos e processos cognitivos. Tendo em vista a carência de instrumentos nacionais que mensurem essa capacidade, este estudo objetivou a elaboração de itens e análise das evidências de validade baseadas no conteúdo e análise semântica de uma escala destinada à avaliação da metacognição de crianças entre 9 e 12 anos de idade. A Escala de Metacognição elaborada obteve um índice de concordância de 70,3% na avaliação de especialistas na área que também sugeriram mudanças em alguns itens e instruções iniciais. A escala foi aplicada em duas amostraspiloto de 15 participantes com idades entre 9 e 11 anos que produziram outras modificações nas instruções e a redução do número de itens de 70 para 67. Os resultados obtidos foram favoráveis ao acúmulo de evidências de validade, entretanto, outros parâmetros psicométricos ainda devem ser avaliados.

Keywords : metacognição infantil; avaliação psicológica; psicometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )