SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A perícia psicológica em casos de suspeita de abuso sexual infanto-juvenilValidação fatorial de escala de atitudes frente a estilos de liderança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

PASCUALON-ARAUJO, Jussara F  e  SCHELINI, Patrícia Waltz. Escala de Avaliação da Metacognição Infantil: evidências de validade e análise semântica. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 147-156. ISSN 1677-0471.

A metacognição corresponde a pensamentos e conhecimentos que os indivíduos possuem sobre seus próprios pensamentos e processos cognitivos. Tendo em vista a carência de instrumentos nacionais que mensurem essa capacidade, este estudo objetivou a elaboração de itens e análise das evidências de validade baseadas no conteúdo e análise semântica de uma escala destinada à avaliação da metacognição de crianças entre 9 e 12 anos de idade. A Escala de Metacognição elaborada obteve um índice de concordância de 70,3% na avaliação de especialistas na área que também sugeriram mudanças em alguns itens e instruções iniciais. A escala foi aplicada em duas amostraspiloto de 15 participantes com idades entre 9 e 11 anos que produziram outras modificações nas instruções e a redução do número de itens de 70 para 67. Os resultados obtidos foram favoráveis ao acúmulo de evidências de validade, entretanto, outros parâmetros psicométricos ainda devem ser avaliados.

Palavras-chave : metacognição infantil; avaliação psicológica; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )